Dicas para passeios no Outono

Admirável Portugal: Dicas para passeios no Outono | Douro vinhateiro no Outono

Está quase a chegar um fim-de-semana prolongado! Procuram dicas para passeios no Outono?

Geralmente, no feriado de 5 de Outubro, quando é possível fazer um ponte com a Sexta-feira ou a Segunda, aproveitamos para dar um salto ao Algarve porque conseguimos ainda apanhar muito bom tempo. Este ano, como ainda há poucas semanas viemos do Sul , estamos a considerar Norte ou Centro. Acontece que as previsões do tempo não são as melhores.

O Outono é um estação que confere à Natureza as cores mais bonitas! A minha região de eleição é, sem dúvida, o Douro! Já por várias vezes metemo-nos no comboio a sair do Porto e seguimos rumo ao Pinhão e é absolutamente maravilhoso! Os tons dourados e laranja aquecem as margens que abraçam o rio que parece correr pacatamente. A paisagem convida à instrospeção.

Não chovendo, fazer um passeio num dos cruzeiros também é uma opção giríssima! Mas agasalhem-se! É possível também fazer tipo “combinado”, subir de comboio descer de barco ou vice-versa! Pode fazer-se de forma totalmente independente ou então fazer uma pesquisa rápida e contratar o serviço por via dos inúmeros operadores que hoje em dia existem.

Mas este Admirável Portugal tem outras zonas igualmente maravilhosas para visitar no Outono!

Ficam mais algumas dicas para passeios no Outono:

1- O Parque Nacional da Peneda-Gerês

Para quem gosta de viver a Natureza, esta é uma passagem obrigatória! É possível conhecer a Peneda-Gerês entrando de diversos pontos e considerando diferentes abordagens uma vez que este parque abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre). Dependerá muito do tempo disponível para o passeio e do que se desejar fazer. Desde caminhadas, passeios a cavalo, passeios de barco, campismo ou acordar ao som de ovelhas e cabras, tudo é possível.

O parque tem  inúmeros trilhos assinalados portanto, roupa e calçado confortável e siga fazer caminho! Para caminhantes menos experientes convém ter à mão um GPS mas a recompensa ao fim de alguns quilómetros é sempre fantástica. O Gerês é muito conhecido pelas suas cascatas tais como a do Tahiti, Arado ou Portela do Homem, entre outras.

Admirável Portugal | Cascata do Arado, Gerês
Cascata do Arado, Gerês

Conhecer o parque da Peneda-Gerês pode ser complexo e dava por si só para fazer um único artigo dedicado por isso, se quiserem saber mais, podem consultar a informação que a associação Gerês Viver Turismo – Associação de Defesa e Promoção do Gerês (GVT) disponibiliza. As aldeias à volta do Parque têm muito mais para oferecer. Existe muito património edificado, natural e, claro gastronómico a explorar!

2 – A Serra de Sintra

A Serra de Sintra é mágica! É imensamente romântica, envolta em muitas zonas em nevoeiro que apela à nossa imaginação mais fantástica. Verdade é que a paisagem é deslumbrante durante todo o ano, mas particularmente encantadora no Outono.

Admirável Portugal | Palácio da Pena
Palácio da Pena

Não se pode deixar de visitar o Palácio da Pena considerado já uma das sete maravilhas de Portugal, os seus jardins ou a Quinta da Regaleira. Mas há muitos mais palácios e jardins a conhecer e paisagem natural.

Admirável Portugal | Quinta da Regaleira, vista do poço iniciático
Quinta da Regaleira, Poço iniciático

Para ser um bocadinho diferente, podem ir visitar a Reserva de Burros na Tapada D.Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos. Visitei há cerca de 4 anos e adorei! Esta associação sem fins lucrativos, dedica-se à Valorização e Preservação do Burro a partir de atividades de Educação e Sensibilização Ambiental. Para quem tem crianças ou para os crescidos que adoram estas orelhas longas, podem ir passar uma tarde divertida, conhecer o burricos e interagir com ele e ajudar a associação a preservar esta raça!

Admirável Portugal | Reserva dos Burros, Sintra
Reserva dos Burros, Sintra

 

3 – O parque natural de Montesinho

Já tive a oportunidade de visitar algumas vezes Montesinho, tanto no Verão como no Inverno e posso assegurar que cada estação tem o seu encanto. O Parque Natural de Montesinho é um dos maiores parques naturais do país. Está situado na região de Trás-os-Montes (Nordeste Transmontano) abarcando a parte norte dos concelhos de Bragança e Vinhais, que fazem parte da chamada Terra Fria Transmontana. Destacam-se no parque os dois grandes maciços existentes, a Serra da Coroa (a Oeste) e a Serra de Montesinho (a Este) que dá o nome ao Parque. Conta com um passeio pedestre identificado, o de Montesinho, com um total de 10 quilómetros, que passa por esta aldeia e pelas localidades vizinhas de França e Portelo.

Por estas paragens, uma visita a considerar é o Parque Biológico de Vinhais, sendo possível também considerar para aqui ficar alojado. Este parque tem como finalidade a interpretação da paisagem da região nas suas componentes naturais (fauna, flora e geologia), culturais e históricas; a conservação da natureza, a promoção da biodiversidade e o ecoturismo. Ali é possível conhecer algumas das espécies que habitam a região: veados, javalis, raças autóctones de gado ou ainda a cabra-preta de Montesinho, o porco bísaro, a ovelha churra galega bragançana e ainda os amorosos burros mirandeses.

Ali bem perto fica a aldeia de Rio de Onor. Rio de Onor conhecida funciona ainda aos dias de hoje como uma aldeia comunitária, havendo uma partilha e entreajuda de todos os habitantes, nomeadamente através da partilha dos fornos comunitários, dos terrenos agrícolas e dos rebanhos. É atravessada a meio pela fronteira internacional entre Portugal e Espanha, sendo para efeitos oficiais a parte espanhola distinguida como Rihonor de Castilla, e sendo ambas as partes conhecidas pelos seus habitantes como “povo de acima” e “povo de abaixo”, não se distinguindo assim de facto como dois povoados diferentes. Este povoado singular assume, para além de um regime de governo próprio, e até um dialeto próprio e quase extinto – o leonês.

Admirável Portugal | Rio de Onor
Rio de Onor

Em 2017, Rio de Onor, foi eleita uma das 7 maravilhas de Portugal.

Ficam aqui estas três ideias de forma muito resumida na expectativa de vos deixar curiosos. Há muito a explorar em cada uma destas regiões, mediante o perfil de cada viajeiro. O intuito é apenas deixar no ar algumas ideias que abram o apetite. O melhor mesmo é ir. Boas viagens pelo nosso Admirável Portugal!

Leave a Comment