Nova onda de calor: proteja-se

onda de calor rawpixel.com

Com uma nova onda de calor prestes a iniciar-se, convém tomar algumas precauções, especialmente se está de férias e pretende expor-se ao sol.

1 – Tenha cuidado com as diferenças de temperatura! A tendência nos dias mais quentes é de utilizar o ar condicionado, tanto no carro, como em casa, nos restaurantes e outros estabelecimentos. Contudo, deve-se ter em conta a diferença de temperaturas do interior para o exterior. Se tiver possibilidade, utilize uma temperatura média, por exemplo 21 graus. Se colocar o ar condicionado no mínimo que geralmente ronda os 15/16 graus e depois for impactado com uma temperatura exterior de 38 graus, pode correr o risco de apanhar um resfriado.

Se viajar de carro, tente estacionar em lugares com sombra de forma a que o veículo não aqueça demasiado e lembre-se de abrir as janelas para renovar o ar quando entrar!

2 – Hidrate-se! Beber água, chás ou sumos naturais previnem a desidratação e minimizam os efeitos do calor. Evite as bebidas alcoólicas pois não hidratam.

Com as temperaturas elevadas e a falta de água, o corpo pode começar a manifestar sinais de desidratação, tais como:

  • Boca e olhos secos;
  • Tonturas;
  • Dores musculares;
  • Cãibras;
  • Pele seca e pouco hidratada;
  • Redução da vontade de ir à casa de banho.

3 – Atenção às horas de exposição solar. Não se exponha ao sol nas horas de maior calor, geralmente entre as 11h30 e as 16h30, procure sombras e utilize proteção solar com índice de proteção elevada.

4 – Use roupas frescas e soltas, preferencialmente de algodão

5 – Esteja atento às notícias e aos alertas da Proteção Civil, especialmente em caso de incêndio. Confirme se as estradas que poderá ter de utilizar estão operacionais e se o/os locais onde se vai alojar não estão em zonas afetadas.

Esteja atento e tenha especial atenção com crianças e idosos!

De férias ou a aproveitar o fim de semana, divirta-se com precaução para que possa desfrutar ao máximo!

Leave a Comment