Portugal de Comboio

comboio historico Douro

Olá Admiráveis!

Estamos prestes a conhecer um abrandamento nas medidas de confinamento, YUPI! Mas o melhor mesmo é não ir com muita sede ao pote, como se costuma dizer, para não gerarmos expectativas e ficarmos tristes depois. E uso expressamente este adjectivo pois quem tem o bichinho das viagens sabe bem o desapontamento que é planear algo e depois ter de cancelar!

Assim, tudo indica que o mais certo mesmo é planear férias cá dentro e connosco tudo bem porque adoramos o nosso Portugal, queremos dinamizar a nossa economia e ajudar os nossos empresários a recuperar o tempo perdido!

Ao mesmo tempo, também nos surge a preocupação de sermos turistas conscientes e tentarmos utilizar transportes alternativos ao automóvel. Todos têm, claro, vantagens e desvantagens. No caso do automóvel, a maior vantagem é a liberdade de movimentos que proporciona mas, ainda assim, é possível contrariar! Mas não há nada mais romântico que uma viagem de comboio! E com a Primavera acabadinha de chegar, porque não experimentar?

Para começar, deixo aqui um mapa das linhas actualmente activas. Já tivemos muitos mais quilómetros de linha, actualmente algumas estão a ser recuperadas para serem reabertas e outras melhoradas, mas infelizmente aos dias de hoje, é o cenário actual. Ainda assim, há muito para percorrer!

Mapa de serviços CP
Mapa da CP em https://www.cp.pt/passageiros/pt/como-viajar

A CP disponibiliza pacotes de viagens diversas opções, para diferentes públicos e carteiras. Por isso vale sempre a pena ir espreitar as ofertas ao site cp.pt

Em caso de precisar de ideias, deixamos aqui algumas:

Linha da Beira Alta: de Coimbra à fronteira

Com início na Pampilhosa (perto de Coimbra) e término em Vilar Formoso, junto à fronteira com Espanha, este percurso é de cortar a respiração. A linha da Beira Alta já foi a principal ligação ferroviária internacional! Trata-se de uma das linhas que está a sofrer alterações e melhorias por isso, caso seja uma opção, convém consultar o site da CP.

Linha da Beira Baixa

A linha da Beira Baixa circula entre o Entroncamento e Castelo Branco e oferece o Tejo como pano de fundo em praticamente todo o trajecto.

Inaugurada a 6 de Setembro de 1891 pelo rei D. Carlos, esta linha passa por cidades como Abrantes, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão e Covilhã, fazendo deste trajecto férreo um dos mais bonitos. Inicialmente ia apenas até à Covilhã, sendo a ligação à Guarda  inaugurada a 11 de Maio de 1893, troço esse que se encontra actualmente encerrado para obras.

Linha de Cascais

Uma das mais conhecidas e frequentadas do nosso país, a Linha de Cascais parte do Cais do Sodré e termina no centro da vila de Cascais. Embora muito utilizada pelos habitantes da grande região de Lisboa nos seus movimentos pendulares diários, constitui um dos passeios de comboio mais bonitos que podemos fazer em Portugal. Para além de passar pelas praias mais conhecidas da linha, passa por alguns dos monumentos portugueses mais icónicos, como o Padrão dos Descobrimentos ou a Torre de Belém.

Esta linha também tem um projecto de modernização que deverá ficar concluído apenas em 2023. Nessa altura, terá estações renovadas e comboios eléctricos.

Linha do Algarve

A linha regional do Algarve cobre praticamente toda a costa algarvia, partindo de Lagos e finalizando a travessia em Vila Real de Santo António. Com este itinerário cénico conseguirá conhecer um Algarve diferente e descobrir cidades mais pequenas que normalmente passam despercebidas. É uma viagem que pede tempo (os comboios param em todas as estações), mas que no final será bastante recompensadora. Pelo caminho pode apreciar paisagens belíssimas, muito diferentes daquele Algarve mais movimentado.

A linha ferroviária de 140 km entre Lagos e Vila Real de S. António, começou a operar no início do século passado. Também esta linha será alvo de modernização e electrificação até 2023.

E como o melhor vem sempre no fim….

Linha do Douro

A Linha do Douro é uma das mais belas e incríveis linhas ferroviárias que existem em Portugal. Trata-se de uma via-férrea de bitola ibérica, que liga o centro do Porto ao Pocinho, numa extensão próxima dos 200 km.

Com um percurso quase sempre efetuado à beira-rio, e pelo meio de emblemáticas vinhas em socalcos e impressionantes montes, o comboio confere ao Vale do Douro uma magnitude e aura enigmáticas, este classificado pela UNESCO como património da Humanidade.

A construção da linha do Douro decorreu entre 1873 e 1887. A ligação entre Ermesinde e a Régua fica concluída em 1879, e chega ao Pinhão um ano mais tarde em 1880. Em 1883 inicia-se a construção do troço até Barca d’Alva que é inaugurado a 9 de Dezembro de 1887 sendo no mesmo dia inaugurada a ligação ao troço internacional que liga a  La Fregeneda e Salamanca permitindo a ligação à rede ferroviária espanhola.
A linha do Douro foi uma obra que grande importância para a região pois permitiu criar uma alternativa ao rio Douro, a única via de comunicação, o que veio permitir o transporte regular de pessoas e produtos agrícolas, especialmente o vinho, ligando o Alto Douro Transmontano ao litoral.

A ligação internacional foi contudo fechada em 1985 e em 1988 é fechada a ligação entre o Pocinho e Barca d’Alva. Assim, hoje em dia, a linha do Douro está aberta apenas até ao Pocinho.

O comboio histórico

O Comboio Histórico do Douro circula entre junho e outubro. Viajar no Comboio Histórico do Douro é fazer uma viagem no tempo. Sempre junto à linha do rio, a locomotiva a vapor e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da Régua ao Tua, numa viagem única ao passado.

Neste roteiro, podem aproveitar e interligar um passeio num dos cruzeiros no Douro.

Uma sugestão: fazer este roteiro na Primavera ou no Outono, quando as cores da Natureza ganham ainda mais expressão e transformam a paisagem num poema vivo!

Admirável Portugal | Douro vinhateiro no Outono
Douro vinhateiro no Outono

 

Leave a Comment