Praia Fluvial de Valhelhas

Praia Fluvial de Valhelhas - o melhor da natureza

A praia fluvial de Valhelhas é uma das minhas preferidas na Beira, ali aos pés da imponente Serra da Estrela!

Águas límpidas e toda uma panóplia de serviços de apoio e infraestruturas criam todo o cenário para desfrutar de bons momentos de lazer e descontração na frescura das águas do rio Zêzere que, para quem conhece os verões na Beira Interior, sabe que algo do género só pode ser uma benção!

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a praia é Bandeira Azul! Situada a 540 metros de altitude, Valhelhas é uma freguesia do concelho da Guarda que constitui uma das portas mais bonitas de entrada para o Parque Natural.

A época balnear Praia fluvial de Valhelhas costuma iniciar entre 1 de julho e terminar a 30 de agosto. Dentro destas datas, à chegada é cobrado um valor de 2€ para entrada no parque de estacionamento. Se for fora destas datas não paga mas também é possível que encontre o rio ainda sem as comportas que fazem elevar o caudal e por isso vai ter a sorte de molhar somente os pezinhos!

A praia está inserida numa extensa zona de lazer onde se inclui um parque de merendas e também o parque de campismo e auto caravanismo de Valhelhas, o Valhelhas Camping. Em ambas as margens, existe um extenso relvado e sombras. Há uma ponte pedonal que faz a ligação entre as margens e que permite ter uma vista global da praia, bem como do entorno maravilhoso entre montanhas que nos faz sentir em plena comunhão com a natureza!

Existe também um bar com bastantes petiscos e snacks onde é possível comer uma iguaria só para alguns: caracóis! YUMMY, só vos tenho a dizer!

Em anos “normais” costuma haver concertos à noite durante a época balnear. Confesso que até á data não tenho conhecimento se este ano com as restrições que ainda se fazem devido à Covid19 se vai haver programa de festas ou não…

Por norma, mesmo no pico do verão quando tem mais gente, está tudo muito limpo e organizado.

Ah! e como o acesso à agua e o fundo do rio é tudo em pedra, levem daqueles sapatinhos de andar na água que dão um jeitão! Eu tenho um par e nunca os levo, só me lembro quando lá chego!

Não tenho vídeos com qualidade para partilhar mas este vídeo da autoria de Georges Marques consegue dar um belíssimo overview da praia de Valhelhas e do maravilhoso entorno natural!

 

Levar farnel é sempre uma excelente hipótese mas caso não seja possível ou ficando mais algum tempo por Valhelhas, não quero deixar de dar aqui uma sugestão para bons garfos e comensais exigentes. Em Valhelhas existem dois restaurantes muito bons que vale a pena conhecer: o Valleculla e o Soadro do Zêzere! Ambos restaurantes tradicionais com produtos de muitíssima qualidade. O primeiro aposta ainda numa excelente carta de vinhos e aposta em alguns salpicos de modernidade nas suas confeções que lhe dão um cunho único; o segundo apresenta o que de melhor há na região (ai os enchidos e o cabrito!), tem uma sala muito acolhedora no inverno mas também um deck exterior que permite aproveitar o sossego da paisagem.

Toca a aproveitar que o Verão passa rápido!

Leave a Comment